terça-feira, 8 de novembro de 2016

Cinco características marcantes de um discípulo de Jesus

Image result for Díscipulo



Título: Cinco características marcantes de um discípulo de Jesus.

Texto: Atos 9.36-42

Introdução: O relato que acabamos de ler está no contexto do ministério de Pedro entre os gentios. Conversões e curas são realizadas pelo apóstolo no poder do Espírito Santo. Tabita era uma discípula de Jesus na cidade de Jope que se destacava pelo bom testemunho que prestava através de sua vida. A vida de Tabita não rendeu uma grande biografia no texto bíblico. O que sabemos com certeza é que ela era uma discípula de Jesus e morava em Jope, dedicava-se a praticar boas obras e a dar esmolas, cuidava principalmente das viúvas e sem dúvida era uma boa costureira. Mas apesar das informações resumidas a respeito dessa discípula de Jesus, o que temos é bastante para identificarmos com clareza algumas características marcantes de alguém que segue a Jesus. Não é necessário que falem muito a nosso respeito, mas que quando falem, que falem coisas que nos identifiquem como verdadeiros discípulos de Jesus.

1ª característica – Ele é generoso.

Havia em Jope uma discípula, por nome Tabita, nome este que traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.” verso 36

Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.” verso 39

Se um discípulo é alguém que está em treinamento para ser como seu mestre, nada é mais marcante na vida de um discípulo de Jesus do que a generosidade. Jesus é a essência da generosidade! Nunca se furtou em oferecer o que tinha para alguém, sempre dividiu com todos o amor, a verdade, o perdão. Quando necessário também deu pães e peixes. O exemplo supremo da generosidade é Jesus, pois Ele deu a si mesmo para salvar o homem de seus pecados (João 3.16).

Se Jesus é generoso, parece óbvio que seus discípulos também o sejam como era Tabita. No entanto, vemos muitos que se dizem cristãos estão vivendo um ideal muito longe da generosidade. Tomando de assalto a filosofia do sacerdote e do levita da história do bom samaritano (Lucas 10.25-37), muitos “cristãos” pensam apenas que “o que é meu é meu, o que é seu é seu”, cada um se vire com seus próprios problemas. Alguns vão ainda mais longe e se emprestam da filosofia dos ladrões daquele pobre homem, essa filosofia é “o que é teu também é meu”, e nesse intento utilizam-se de todos os artifícios possíveis para abocanhar aquilo que é do próximo. Pessoas assim que se consideram cristãos, apenas fizeram uma planta do que é ser discípulo de Jesus mas a obra ainda não começou pois não permitiram que o construtor Jesus iniciasse os trabalhos.

Tabita era generosa, sua filosofia era igual a do bom samaritano, essa filosofia significa que “o que é meu é teu”. Generosidade é compartilhar, é socorrer!

Ilustração: A MÃO ESQUERDA É BOBA

Depois do grande incêndio em Chicago em 1871, Moody foi a Nova York para solicitar fundos para as suas vítimas.
Quando ele chegou, foi apresentado a um homem abastado, que era conhecido por ser muito generoso.
Impressionado pela grande necessidade em Chicago, ele deu a Moody um cheque com uma grande soma de dinheiro. Encaminhou então o evangelista para alguns homens de negócios que também doaram grandes contribuições.
Quando o Sr. Moody estava prestes a partir, ele apertou a mão do benfeitor e fez este comentário de despedida:
Se alguma vez for a Chicago, visite-me. Retribuirei o seu favor.
O homem respondeu:
Sr. Moody, não espere que eu apareça. Faça isso ao primeiro homem que encontrar.
Comentando esta experiência, Moody disse: “Nunca esqueci esta observação. Tinha o som do verdadeiro Bom Samaritano.
Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita –Mateus 6.3

Pessoas generosas como Tabita, como o bom samaritano, como o doador da ilustração são movidos pelas necessidades dos outros, fazem sempre o que está ao seu alcance para aliviar os sofrimentos dos outros e fazem sem querer ganhar atenção ou tentar satisfazer o ego.

A Bíblia diz que Tabita era notável pelas boas obras que fazia. O que torna você notável? Quando as pessoas olham para você, elas conseguem enxergar/notar generosidade? Um discípulo de Cristo é notado por sua generosidade.

2ª característica – Ele está suscetível a sofrer as tribulações da vida como qualquer pessoa.

Ora, aconteceu naqueles dias que ela adoeceu e veio a morrer; e, depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo.” verso 37

Como pode acontecer com todas as pessoas, Tabita adoeceu e morreu. Existe hoje um entendimento equivocado baseado na interpretação errada de certos textos bíblicos, de que o discípulo de Jesus não pode sofrer e nem adoecer. Sofrimento, pobreza e doença são evidências de consequências do pecado, logo se alguém adoece essa pessoa está apenas sofrendo uma consequência de algum pecado cometido. Esse tipo de teologia desemboca em consequências nefastas aos seus seguidores, pois coloca um fardo enorme nas costas das pessoas, ao golpear a consciência constantemente.

Andar com Jesus não nos garante uma imunidade especial contra os problemas da vida. Ser discípulo de Jesus não é estar protegido por um escudo especial ou viver dentro de um bolha de proteção. Ao contrário, ser discípulo de Jesus é ainda estar exposto a maiores riscos:

Bem-aventurados sois, quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós.” Mateus 5.11

Um discípulo de Jesus é alguém que sofre com momentos difíceis, porque está em um mundo ruim dominado pelo pecado.

..., e que o mundo inteiro jaz no maligno.” I João 5.19

As dificuldades da vida vem para todos, pois as tribulações são comuns para quem edifica sobre a rocha e para quem edifica sobre a areia. (Mateus 7.24-27)

A grande diferença entre o discípulo de Jesus e aqueles que não o seguem é que o discípulo de Jesus tem a tribulação como pedagogo e o descrente tem a tribulação como coveiro. Enquanto um aprende e cresce com os problemas, o outro se desespera e morre.


3ª característica – Ele faz falta.

Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram lhe dois homens que lhe pedissem: Não demores em vir ter conosco.
Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.” versos 38-39

O episódio narrado por Lucas em Atos 9.36-42 mostra-nos que, ao falecer, Tabita fez falta. Foram chamar Pedro por esse motivo. Ninguém se esforçaria em chamar o apóstolo por alguém que não fizesse falta.

Sempre há nas igrejas pessoas que se destacam das demais. Gente dedicada, oferecendo o seu próprio tempo e seus dons para servir a Jesus. Tabita era assim. Ela não cantava no coro, possivelmente não trabalhava na recepção. As boas obras, além das esmolas que dava aos necessitados, eram o seu trabalho de costura, talvez também de tecelagem. Vale lembrar que naquela época muitas mulheres fiavam o seu próprio fio, teciam os seus próprios tecidos e costuravam sem máquina de costura. Era muito trabalho o tipo de atividade que oferecia aos necessitados. Não era costureira das elites, mas cuidava dos pobres e das viúvas. Parece que Tabita era um exemplo de mulher cristã.

Essa é uma característica de um discípulo de Jesus que deveríamos buscar mais; fazer falta depois de mortos! Se fizermos uma análise entre os que são de nosso relacionamento, vamos descobrir que alguns ao morrerem de fato fazem falta, mas outros não. Não sejamos nós esses outros.

Um bom teste para sabermos se iremos fazer falta é pensar no que as pessoas dirão no dia do nosso velório.

4ª característica – Ele é alvo da graça divina.

Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu ou olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.” verso 40

A Bíblia declara que o sol nasce para todos, justos e injustos (Mateus 5.45). Isso é o que chamamos de graça comum, a benção de Deus que alcança a todos. No entanto para aqueles que foram salvos por Cristo, esses passam a gozar de benção ainda maior, a graça especial de Deus na pessoa de Jesus Cristo. Um discípulo de Jesus é caracterizado pela constante graça de Deus que flui sobre sua vida.

Tabita já estava morta e foi ressuscitada pelo poder do Espírito Santo. Isso é graça! Apesar de Tabita ser uma cristã exemplar, isso não significava que ela merecia tamanha benção, pois até mesmo nossos melhores atos de bondade estão contaminados pelo pecado, e o que fazemos de bom é porque o Espírito Santo nos impulsiona.

ILUSTRAÇÃO: “Salvo pela gentileza” conta a história de um empregado em um grande frigorífico da Noruega.
Certo dia, ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica, como era de rotina e, inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso lá dentro.
Bateu na porta com força, gritou por socorro mas ninguém o ouviu; todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.
Depois de algum tempo, já calado e debilitado devido à baixa temperatura, ouviu o som mais alegre da sua vida: A porta de aço se abrindo e os passos de alguém entrando: Era o vigia da empresa, vindo em seu resgate e o ajudando a sair e a se aquecer.
Quando perguntaram ao vigia o que o levou a abrir a câmara, já que isso não fazia parte da sua ronda noturna de trabalho, ele explicou:
Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é um dos poucos que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair.
Hoje pela manhã ele me disse “Bom dia”, quando chegou, mas não o vi saindo à noite. Logo imaginei que algo estava errado e me pus a procurá-lo.

Isso é graça, ter a vida salva sem que Deus não tivesse nenhuma obrigação em fazer isso.

Seja bondoso e generoso como era Tabita, pois apesar da graça ser um favor imerecido, inevitavelmente colhemos o que plantamos, o que significa dizer que bondade e generosidade não nos fazem merecer nada de Deus mais nos deixam mais perto da graça divina.

5ª característica – Sua vida inspira fé nos demais.

Isto se tornou conhecido por toda Jope, e muitos creram no Senhor.” verso 42

O relato da morte e ressurreição de Tabita fez com que muitas pessoas abraçassem a fé em Cristo Jesus. Um discípulo de Jesus é uma mensagem escancarada do poder de Deus! Não precisamos de melhores técnicas, estratégias e métodos para alcançar os perdidos, o que precisamos é de uma vida restaurada pelo poder de Deus, uma vida transformada pelo Evangelho de Jesus.

Não precisamos de melhore discursos, precisamos é de mais vidas transformadas e alcançadas pelo poder de Deus. Um verdadeiro discípulo de Jesus vive o que prega e prega o que vive, por isso sua vida é a sua pregação, por isso sua vida produz fé em que está ao seu redor.

Viva de tal forma para que até mesmo sua morte seja motivo para inspirar fé salvadora nos perdidos.

ILUSTRAÇÃO: HUDSON TAYLOR
Anos atrás as autoridades comunistas da China encarregaram um de seus escritores de escrever uma biografia “oficial” de Hudson Taylor, com o objetivo era denegrir a figura deste grande missionário, visando desacreditá-lo perante os chineses em quem perduravam a lembrança das abnegadas atividades daquele homem de Deus.
À proporção que o escritor ia escrevendo seu livro, impressionava-se cada vez mais com o caráter e a vida realmente piedosa do missionário.
Finalmente, não resistindo mais, o escritor abandonou sua tarefa, renunciou a seu ateísmo e se tornou um cristão.
Que nossa vida seja um exemplo para a glória de Deus de tal forma, para que sem presunção possamos dizer aos que nos observam e ouvem, assim como disse o apóstolo Paulo:


Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.” I Coríntios 11.1