quarta-feira, 25 de junho de 2014

Gratidão, uma chave que abre portas para uma vida abençoada.







Um texto bíblico que sempre me chamou a atenção foi à narrativa do evangelho de Lucas 17.11-19 que fala sobre a cura efetuada por Jesus a dez leprosos.  Chama-me a atenção porque fala diretamente sobre gratidão ou a falta dela. Vamos ao texto:
“De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. 12Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, 16e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 17Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? 19E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.”
Como fica claro na narrativa, Jesus curou dez leprosos e só um voltou para agradecer. Esse fato chamou tanto a atenção de Jesus, que Ele fez questão de perguntar onde estavam os outros nove que não voltaram para agradecer a benção recebida.
Esse episódio encontra um perfeito paralelo com nossas vidas hoje! Todos os dias somos abençoados e agraciados pelo favor divino e não agradecemos a Deus por nos faltar sensibilidade para perceber que tudo que nos rodeia é uma “conspiração” divina para nos abençoar. O sol que nasce todas as manhãs trazendo sua luz e calor, a chuva que rega a terra e nos permite desfrutar dos alimentos, a água, o abrigo e as pessoas que nos amam são presentes de Deus que recebemos todos os dias.
O texto nos traz algumas lições preciosas sobre gratidão:
1ª lição: Obedecer a leis e rituais não torna o coração grato.
No verso doze percebemos que os leprosos clamaram a Jesus de longe; mas por quê? Porque sabiam que a lei dizia que eram impuros e que por isso não podiam viver em sociedade. Demonstraram com isso conhecer os rituais e leis, no entanto isso não foi suficiente para produzir gratidão no coração de nove dos dez presentes. Você pode conhecer tudo de Bíblia e religião sem, contudo ainda não ser grato pela graça divina que o alcança todos os dias.
2ª lição: Ter fé não torna necessariamente o coração grato.
Quando Jesus mandou que os leprosos fossem ao sacerdote (vs 15 e 16) , eles ainda não estavam curados. A cura aconteceu quando eles já haviam começado a caminhada. Isso demonstra claramente que eles possuíam fé, já que se colocaram no caminho para serem examinados pelo sacerdote antes do milagre ter acontecido. Eles acreditaram nas palavras de Jesus! Entretanto nove dos dez que manifestaram fé não foram gratos. Hoje também acontece de muita gente ser tocada, curada e ter grandes problemas resolvidos por Jesus, que também não são gratos. Aliás, hoje existe muita gente que se acha patrão de Jesus, dando ordens a Jesus e o tratando como se o Senhor fosse um mero empregado!
3ª lição: A ingratidão machuca o coração de Jesus.
Nos versos 17 e 18, Jesus demonstra sua tristeza pela ingratidão daqueles leprosos que não voltaram para agradecer. A ingratidão machuca o coração do mestre, pois toda ingratidão é uma traição! O ingrato sempre age como que se o abençoador fosse um produto descartável, que depois de ser usado só serve para ser jogado fora no lixo.
Uma geração que consome milagres, que acha que Deus é um amuleto da sorte, esquece que o Deus das bênçãos é muito maior do que as bênçãos de Deus. O abençoador é muito melhor do que sua benção! A maravilha de tudo isso é saber que mesmo sendo ingratos, Jesus continua nos abençoar sem nenhum merecimento nosso, assim como abençoou aqueles nove.
4º lição: O que torna o coração grato é reconhecer as bênçãos de Deus sobre nós.
O único leproso que voltou para agradecer nos ensina uma grande lição. Que a gratidão flui de um coração que possui memória. Ele foi grato porque entendeu que não tinha como retribuir tamanha generosidade de Jesus, ele percebeu a grandiosidade do ato de Jesus.
Ele sabia que sem Jesus sua doença o consumiria e que lhe só aguardava a morte. Ele sabia que não havia esperança. O processo para disciplinar um coração grato passa pelo processo lento e doloroso de enxergarmos nossas limitações e falhas e pelo despertar da consciência do que Cristo fez por nós na cruz do calvário.
Gratidão é uma atitude que honra a Deus.
5ª lição: A gratidão é a chave que abre as maiores portas de Deus para nós.
No verso 19 Jesus diz algo profundo:
“E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.”
Enquanto os nove leprosos ingratos receberam suas curas apenas no plano físico e orgânico, o leproso samaritano foi além, recebeu de Jesus a salvação de sua alma!
Um coração grato sempre estará apto para receber mais de Deus, pois a gratidão é um dos elementos produtores de maturidade na vida do cristão. Um cristão grato a Deus é um servo maduro para ser bom despenseiro da graça de Cristo.
Concluído, a gratidão é uma reação natural a graça de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário