sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Copa do Mundo e a euforia do torcedor brasileiro.



Passada a ansiedade pela espera do início da copa do mundo de futebol, finalmente a seleção brasileira entrou em campo e venceu os croatas pelo placar de 3x1. Ainda que o futebol apresentado pelos comandados de Luis Felipe Scolari não tenha sido dos melhores, o resultado foi o bastante para produzir histeria e euforia sem limites. Milhares de pessoas vão às ruas tocando buzinas e fazendo um barulho ensurdecedor.
A alegria por conta do resultado é visível e até mesmo contagiante. Particularmente gosto muito de futebol e enxergo na prática de esportes uma das melhores formas de expressar a potencialidade artística e criativa do ser - humano.
Agora a pergunta que fica é: Por que em uma sociedade dita cristã, as pessoas se envolvem e se doam tanto a um sentimento esportivo, e em contrapartida são totalmente apáticas em sua devoção a Jesus que fez o mais belo gol a favor das nossas vidas (morreu em uma cruz) e conquistou o maior campeonato de todos para nós, a salvação?
A primeira resposta óbvia é que nem todos que dizem ser cristãos, o são de fato. Temos uma imensa e esmagadora parcela de cristãos nominais dentro da cristandade. Desses não é de se esperar uma atitude diferente, já que ainda não nasceram do alto.
Não sou conta torcer e se alegrar com vitórias no esporte, sou contra não correspondermos com a mesma intensidade quando se trata de assuntos espirituais que dizem respeito a nossa alma e salvação! E aqui agora já não falo de cristão nominais e sim de pessoas que já foram regeneradas por Cristo.
Ultimamente tenho batido muito na tecla “DISTRAÇÃO”. Paulo afirma que “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” I Coríntios 6.12
Para mim um dos grandes problemas de nossa geração são as distrações. Distraímo-nos muito facilmente com coisas que ainda que não sejam pecaminosas, nos distanciam de Jesus. Dentro desse contexto entram TRABALHO, LAZER e diversas OCUPAÇÕES PESSOAIS, como por exemplo, no momento a COPA DO MUNDO.
O escritor aos hebreus bem disse:
“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Hebreus 12.1-2
Eu destaquei a expressão “desembaraçando-nos de todo peso” para que você entendesse que nem só o pecado nos separa de Deus, mas também toda e qualquer distração que nos roube tanto a nossa atenção ao ponto de se tornar um peso em nossa vida com Deus. Distrações nos embaraçam pois tem o poder de se tornar como grandes teias que nos imobilizam.
E você imagina quem é a aranha que tem tentado nos embaraçar e está por trás disso tudo?
Fico com o que ouvi do pastor Sebastião Oliveira Moura dias desses atrás. Nunca sacrifique o que é essencial em favor do que é apenas importante ou sem importância alguma.
Torça pelo Brasil, mas nunca se esqueça do nosso maior campeão, JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário