terça-feira, 17 de junho de 2014

Uma grande festa.





Título: Uma grande festa.

Texto: Ester 01

Introdução: Período: Por volta de 484 a.C. Período pós-exílico. Assuero ou Xerxes era o rei. Nobres convocados para participarem de banquetes em celebração ao poderio persa, o principal motivo da festa era a ostentação. As mulheres se reuniam em separado conforme costume oriental, mas também tinham sua festa na casa real. No último dia da festa, com o objetivo de exibir a beleza de sua rainha de forma orgulhosa aos convidados, o rei ordena que a rainha se apresente, porém a rainha recusou a vir. Isso indignou o rei, que a destituiu do posto de rainha.

1 – Um ambiente festivo não é garantia de felicidade quando não tomamos o vinho certo.
Você pode estar rodeado de “amigos”, cercado de pompa e glamour, ostentando riqueza e status, mas se sua vida não é cheia do Espírito Santo, tudo isso é efêmero e sem valor (que me diga o filho pródigo). O grande problema daquela festa é que ela foi encharcada de vinho e vazia de Deus. O vinho que devemos tomar é o vinho produzido por Jesus. Esse vinho é sua própria presença em nossas vidas através do Espírito Santo. Ver Efésios 5.18. Sua felicidade é apenas aparente? Apenas um artifício para impressionar as pessoas? Ou ela é fruto de sua comunhão com Jesus? Cuidado com as aparências! Ananias e Safira morreram porque tentaram viver de aparência, quem vive de aparências é mentiroso, e como diz o pastor Mac Anderson, quem é casado com a mentira tem como sogro o diabo.

2 – O que enche nosso coração determina a qualidade de nossas decisões.
Por ter bebido muito, o rei já embriagado quis impressionar seus súditos tentando usar a beleza de sua rainha. Como a rainha se recusou a atender a ordem do rei para ser exposta como um troféu, ela foi deposta de seu cargo e isso instaurou uma crise no casamento do rei, em sua vida pessoal, pública e política, além de tê-lo exposto a uma situação extremamente vexatória e constrangedora. Tudo isso porque seu coração estava cheio de vinho!
O que embriaga nosso coração torna-se automaticamente senhor de nossa vida. Todas nossas decisões são conseqüências da obediência as ordens emanadas por esse senhor.
Ananias e Safira mentiram porque seus corações estavam cheios de Satanás. O que enche seu coração? Dinheiro, sexo, poder, álcool, drogas? Todos são péssimos patrões e conselheiros.
Enquanto essas coisas roubam o controle de nossas vidas, quando enchemos nosso coração do Espírito Santo mais controle e domínio próprio possuímos, pois essas coisas são características do fruto do Espírito, por isso podemos decidir melhor.
Permita ser dominado pelo Espírito de Jesus.

3 – Decisões equivocadas prejudicam nossa vida e a vida de todos que estão debaixo de nossa influência.
Quem tem bom senso e ponderação evita problema e confusão! Luis Sayão
Apesar de Vasti saber que passaria por muitos constrangimentos por causa da embriagues do rei, ela não tinha o direito de afrontar o seu marido, mesmo porque ele era o rei. Uma decisão impensada trouxe desgraça para sua vida e um fardo muito grande para todas as mulheres do império persa.
Cuidado com a precipitação e a emoção na hora de decidir, sempre são péssimos conselheiros.
Muitos casamentos acabam por conta da intransigência dos cônjuges diante de situações de divergência por causa de coisas pequenas.
Nesse momento vai um conselho: Em muitas ocasiões é melhor ser feliz do que ter razão!
Em outras palavras, haverá momentos que a melhor coisa que você deve fazer é abrir mão de seu direito, de sua convicção. Se Vasti tivesse feito isso, ela teria poupado muitos problemas para ela, seu casamento e para todas as mulheres de seu reino.

4 – Deus transforma a desordem e o caos em milagre.
O mais impressionante de tudo é que Deus dirige a história da vida daqueles que Nele confiam. No livro de Ester o nome de Deus não é mencionado, no entanto podemos ver sua atuação soberana em toda a narrativa. Mas do que falar no Nome de Deus, o mundo precisa ver o Nome de Deus agindo em nossa vida! Tudo o que aconteceu nessa grande festa foi o pano de fundo usado por Deus para levantar Ester como rainha no lugar de Vasti, e através de Ester produzir o milagre de libertação do povo judeu e ter seu Nome glorificado na derrota do inimigo. Do conflito, da desordem e do caos Deus trabalhou transformando o que cheirava morte em um milagre de vida e libertação.
Não há impossíveis para Jesus! Ele pode e Ele quer transformar sua vida em uma grande festa onde haja celebração, vida, sinceridade e vinho novo!
Deus transformou a história de toda uma nação e pode transformar a sua história também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário