segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Libertando-se da maldição de Acã, recuperando o poder de conquista.

Título: Libertando-se da maldição de Acã, recuperando o poder de conquista.

Texto: Josué 07.

Introdução: Israel tinha acabado de celebrar uma grande conquista ao destruir Jericó, uma grande cidade fortificada. Agora a próxima vítima seria a modesta cidade de Ai. Josué mandou poucos homens para lá para não cansar todo o exército, já que a cidade não iria ter como resistir ao ataque de Israel. Ledo engano, os homens de Israel foram vencidos e humilhados!  Assim também acontece conosco em nossa vida espiritual, muitas vezes já fomos vencedores por Jesus em grandes batalhas até que chega um momento em que sofremos uma grande derrota em uma batalha pequena. Mas o que será que acontece? Por que perdemos o poder dado por Deus para continuar conquistando?
Sabe qual é a resposta? A resposta é que talvez tenhamos sidos alcançados pela maldição de Acã.
Acã foi amaldiçoado por ter se apropriado de despojos de guerra da cidade de Jericó e os trazido para dentro de sua tenda. Deus havia dito que nada poderia ser retido, tudo pertencia ao Senhor e deveria ser destruído. Assim como Acã, muitos têm trazido a maldição para dentro de seus próprios lares, para dentro de sua família.
Ao analisarmos as atitudes presentes em Acã, atitudes que o levaram a se apropriar dos despojos, veremos como a maldição de Acã pode se manifestar em nossas vidas e nos roubar o poder de conquista espiritual.
Perdemos o poder de conquista quando:
1º lugar – Agasalhamos o pecado da desobediência.
A desobediência é como uma cobra, se você agasalhá-la ela irá lhe morder e lhe matar!
Havia uma ordem clara para que se consagrasse todo o despojo de Jericó para o Senhor. Acã desobedeceu deliberadamente a Deus, pois sabia dessa ordem. (Josué 6.18-19)
Normalmente desobedecemos por conta de sentimentos egoístas. Acã desobedeceu porque queria levar vantagem! Por conta de sua desobediência, ele, sua família e tudo quanto possuía foram destruídos.
Nossa desobediência normalmente atinge aqueles que estão ao nosso redor!
Quando desobedecemos corremos o risco de perder tudo aquilo que Deus já nos deu.
Muitas pessoas hoje estão sofrendo com grandes perdas no casamento, na família, nos relacionamentos, na carreira e na saúde por desobedecerem a Deus desprezando sua Palavra.
Outro exemplo triste de desobediência na Bíblia é o do rei Saul, que está registrado em I Samuel 15.10-11.
Deus havia dito que era para destruir tudo de Amaleque, no entanto Saul desobedeceu e tomou do rebanho e trouxe o rei vivo. A desobediência sempre se manifesta em querermos fazer as coisas do nosso jeito e não do jeito de Deus, esse foi o erro de Saul.
O problema é que queremos fazer as coisas do nosso jeito, desobedecendo a Deus, mas queremos que os resultados sejam do jeito de Deus!
Caim foi outro que também errou nessa área. Quando veio sacrificar ao Senhor, Deus não se agradou do seu sacrifício.  Mas por que não se agradou? A resposta está em Gênesis 4.7.
“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”
Quando Deus disse “se procederes bem”, isso significa que existia uma forma e uma atitude correta para o sacrifício. Isso implica que tanto Abel como Caim sabiam como o sacrifício deveria ser oferecido, Abel fez com a forma e a atitude correta obedecendo a Deus ao passo que Caim desobedeceu a Deus oferecendo sacrifício de forma e atitude incorreta.
Em outras palavras, Caim cometeu o mesmo erro de Saul, quis fazer as coisas de seu próprio jeito.
Voltando a Saul, vemos que a desobediência anda de mãos dadas com a mentira:
“Veio, pois, Samuel a Saul, e este lhe disse: Bendito sejas tu do Senhor; executei as palavras do Senhor.” I Samuel 15.13
Por isso que Salomão declara em Provérbios que “um abismo chama outro abismo”. Um pecado sempre dará a luz a outro pecado!
Quando a desobediência é descoberta, tem início o processo de transferência de responsabilidade. No Éden Adão culpou Eva que por sua vez culpou a serpente, e essa já tinha desaparecido de cena! No caso de Saul, o rei colocou a culpa no povo:
“Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para sacrificá-los ao Senhor, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente.” I Samuel 15.15
Vejam que nos dois exemplos dados, tanto Caim como Saul pensavam em sacrificar a Deus.
Aprendo com isso que nossa melhor religiosidade nunca justificará nossa desobediência. Aliás, quanto mais religiosos formos, mais nossa desobediência produzirá repulsa em Jesus.
Não adianta orar, jejuar e confessarmos pecados se não obedecermos. Vou lhe dar um exemplo prático; quem não é fiel no dízimo e nas ofertas nunca vai prosperar financeiramente ainda que faça dezenas de campanhas de oração, pois continua desobedecendo a Deus apesar de sua religiosidade.
Para livrar-se da maldição de Acã e recuperar o poder de conquista é necessário permanecer em obediência a Deus!
Por isso é preciso pedir que Deus sonde nossos corações. Às vezes estamos em desobediência sem ao menos saber.
Obediência é mais que a prática de atos isolados. Obediência é um princípio, um estilo de vida.
Nosso maior exemplo é Jesus. O princípio que regeu toda a vida de Jesus foi à obediência a vontade do Pai.
Os obedientes são humildes, pois colocam a vontade e os desejos de Deus acima de suas próprias vontades e desejos. Obedecer é esvaziar-se!
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” Filipenses 2.5-8
Porque Jesus foi obediente, Ele se esvaziou para poder servir!
Hoje nós desobedecemos porque não queremos nos esvaziar e nem servir, antes queremos posições de reconhecimento e honra.
Mas talvez você a essa altura esteja questionando; pastor, em toda essa conversa de obediência, onde fica o lugar da fé? Não é pela fé que herdamos todas as coisas?
Eu lhe respondo: SIM! Pela fé nos apropriamos das promessas de Deus, mas a verdadeira fé é provada pela obediência.
Não existe fé genuína sem obediência! Veja:
“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.” Hebreus 11.8
Porque Abraão obedeceu, ele foi próspero.
Desobediência gera escravidão que gera morte; obediência gera liberdade que gera vida!
Livre-se da maldição de Acã, recupere o poder de conquista através de uma vida de obediência ao Senhor.
2º lugar – Furtamos a honra divina.
Acã não apenas desobedeceu a Deus, como também furtou a honra divina.
Deixe que me explique melhor. Como Jericó foi à primeira cidade conquistada, todo o despojo daquela cidade pertencia a Deus por ser a primícia das conquistas. A lei das primícias envolvia o princípio de se honrar a Deus com os primeiros frutos da terra ou com as primeiras crias do rebanho. Quando Acã furta parte do despojo, ele viola o princípio da honra ao Senhor.
Mas por que a honra está relacionada com a primeira parte? Simples, porque isso significa dizer que antes de qualquer coisa, Deus precisa ser lembrado com o primeiro lugar.
O princípio das primícias está diretamente relacionado com a honra que deve ser dedicada a Deus, quando lhe atribuímos o primeiro lugar em tudo nas nossas vidas.
Por isso está escrito:
“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33
Honrar significa distinguir, fazer diferença. Portanto, Deus deseja ser distinguido de todas as demais coisas em nossas vidas, mesmo as que temos como mais preciosas. Um bom exemplo de alguém que honrou a Deus com a primeira parte foi Abraão, ele ofereceu seu próprio filho.

Furtar a honra divina significa não devotar a Deus a glória que lhe é devida.
Herodes cometeu esse erro e pagou com a própria vida:
“No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou.” Atos 12.23
Muitas vezes temos sucumbido diante das batalhas porque nossas vidas não têm devotado honra e glória a Jesus. Não tente tomar para si o mérito das coisas boas que lhe acontecem, não se orgulhe de nada, tudo em nossa vida é a graça divina em operação!
Livre-se da maldição de Acã, recupere o poder de conquista através de uma vida que honra e glorifica a Deus dando-lhe o primeiro lugar.
3º lugar – Tentamos viver uma vida de aparência baseada na mentira.
Acã só confessou seu pecado depois de descoberto. Certamente iria continuar ocultando seu erro até quando estivesse levando algum tipo de vantagem através dessa prática. Em outras palavras, iria ostentar uma vida de soldado vencedor gozando de todos os seus benefícios baseada em uma mentira. Mas talvez você me diga, mas ele estaria omitindo e não mentindo sobre um fato. A mentira se manifesta através da comissão e da omissão! Quando omitimos algo importante que precisa ser dito, isso também é uma mentira aos olhos de Deus.
Muita gente vive presa a maldição de Acã porque ainda está escravizada ao pecado da mentira. Pessoas que vivem de aparências e usam as máscaras da insinceridade. Vendem uma imagem de vitória quando na verdade amargam uma existência de fracassos.
Poucas coisas aborrecem mais o Senhor do que a hipocrisia. Há um relato bíblico que exemplifica muito bem essa faceta da maldição de Acã:
“Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, 2mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.
3Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? 4Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. 6Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. 7Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. 8Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. 9Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. 10No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido. 11E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.” Atos 5.1-11
Ananias e Safira tentaram viver de aparências. Queriam passar uma imagem de piedosos e gozar dos benefícios da coletividade cristã da igreja primitiva, mas haviam retido parte do dinheiro da venda de sua propriedade.
O grande problema de quem tenta viver uma vida de aparência baseada na mentira é o que está escrito no versículo 03:
3Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?”
Pessoas que vivem de máscaras são pessoas que permitiram que Satanás tivesse acesso e domínio aos seus corações.
O que enche nosso coração determina a qualidade de nossas decisões.
Permitamos que o Espírito Santo encha nossos corações e nos faça abundar em sinceridade.
Livre-se da maldição de Acã, recupere o poder de conquista através de uma vida sincera e verdadeira diante de Deus.
Conclusão: Para que Israel voltasse a ter vitórias sobre seus inimigos, Acã e sua casa precisaram ser exterminadas do meio do povo. Recupere o poder de conquista livrando-se da desobediência, da tentativa de furtar a honra divina e da mentira. Sepulte estas atitudes com um montão de pedras e permita que a obediência, a glória de Deus e a verdade brilhem em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário