terça-feira, 9 de agosto de 2016

Santidade, o que Deus espera de mim.


Título: Santidade, o que Deus espera de mim.

Texto: Josué 3.5

Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.”

Introdução: A santidade é o caminho para as maravilhas do Senhor. Essa foi a afirmação feita por Josué para o povo de Israel. A situação não era fácil, Israel estava em território hostil, Moisés já era morto, e agora se colocava no meio do caminho entre o povo e Canaã, o rio Jordão. Como ato preparatório e condicional para o milagre que o povo iria ver, a condição era que se santificassem. A ideia de santidade que foi expandida no Novo Testamento para algo consagrado para o uso de Deus, aqui no contexto de Josué estava relacionada a separação de tudo que corrompe (Ex 19.10).

Como consequência do poder de Deus e da obediência a ordem de se santificarem, Deus abriu o rio Jordão no meio para que o povo passasse a semelhança do que já havia feito com o Mar Vermelho. Muitas vezes nossa vida também é assim, pisamos território hostil, nossa confiança está morte e estamos cercados por grandes barreiras de todos os lados; nesse momento a ordem de Deus continua a mesma; SANTIFICAI-VOS, PORQUE AMANHÃ O SENHOR FARÁ MARAVILHAS NO MEIO DE VÓS. Essa santificação implica não apenas em se abster do que é imoral, sujo e profano; mas também permitir ser dirigido pelo Espírito Santo (Ef 5.18)

Pensando em santidade, que é a vontade de Deus para nossas vidas, gostaria de estudar um pouco a vida de Josué como alguém que provou maravilhas da parte de Deus porque se santificou.

QUEM ERA JOSUÉ?

Os vislumbres que vemos dele antes da morte de Moisés estão associados a importantes eventos da história de Israel. Quando o exército de Israel precisava de um líder, Josué foi comissionado para ser o general (Ex 17.8,9). Quando Deus entregou os dez mandamentos a Moisés no monte Sinai, Josué era o seu acompanhante (Ex 24.13; 32.17). Ainda jovem, foi encarregado do Tabernáculo, quando a idolatria do povo fez com que Moisés o removesse do acampamento (Ex 33.11). Josué mostrou sua lealdade à liderança quando percebeu que ela estava sendo ameaçada (Nm 11.24-29). Em Cades Barnéia Josué foi escolhido para ser o representante de sua tribo, a de Efraim (Nm 13.8,16).

Josué alcançou o título de “servidor de Moisés” (Ex 24.13 e Js 1.1). Os termos servidor e servo são usados alternadamente em referência a Josué (Ex 33.11 – Nm 11.28). Enquanto servia como oficial comandante do exército, ele destruiu os inimigos de Israel (Ex 17.13). Nos períodos em que seus irmãos se rebelaram contra Deus, Josué manteve sua fé nos planos de Deus.

Depois de muitos anos de trabalho conjunto, Josué perde seu oficial superior, Moisés. Todavia, ele se manteve em contato com o Senhor, que “falou a Josué, filho de Num” (Js 1.1). Josué nos dá a lição de que ainda que devamos aprender e crescer com nossos líderes espirituais, isso não pode impedir de termos nosso relacionamento com o Senhor.


APRENDENDO A SANTIDADE COM O EXEMPLO DE JOSUÉ

Quando o nome Josué é traduzido para o grego, ele se torna Jesus (At 7.45; Hb 4.8). Este nome significa “Salvador”. A primeira grande lição que Josué nos ensina já está em seu nome; para ser santo só se tornando como Jesus. Josué é um grande exemplo não apenas pelo grande homem que foi, mas principalmente pelo fato de não apenas seu nome, mas sua vida apontar o tempo todo para Jesus.

Frase de transição: Em muitos aspectos, este “Jesus do Antigo Testamento” prefigura características do Jesus do Novo Testamento. Por isso Josué pode nos ensinar sobre santidade, pois alguém que se parece com Jesus não tem outra alternativa que não seja ser santo.

1º aprendizado – Não há nenhum registro na Bíblia de desvios de conduta de Josué.
Um santo é alguém que dá bom testemunho.

A Bíblia não registra nenhum pecado, nenhum ato de maldade praticado por Josué. Sabemos que Josué pecou, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23) Mas como certa vez a filha de Billy Graham disse: “Eu sei que meu pai peca porque a Bíblia disse que ele peca, mas eu nunca vi meu pai pecar.”

Josué nos aponta para Jesus, porque Jesus nunca pecou! Foi tentado mas não cedeu. Ser santo não significa viver numa redoma protegido contra os ataques tentadores de Satanás, todos são tentados. Ser tentado não é pecado, pecado é ceder a tentação.

Josué foi um exemplo de integridade, de testemunho fiel. Josué nos aponta para Cristo, pois Cristo em tudo glorificou ao Pai através de sua vida. Devemos viver como Cristo viveu, e isso de tal forma que todos consigam ver Jesus através de nós.

Ilustração: TÁ NA CARA.

Há muitos anos, alguns garimpeiros estavam há meses à procura de ouro, quando um deles encontrou um veio muito rico. Trabalhando avidamente, os homens depressa conseguiram uma boa quantidade do precioso metal.
No entanto, suas provisões estavam se acabando e precisavam ir à cidade buscar mantimentos. Concordaram, então, em não dizer nada a ninguém.
E, assim, o fizeram, mas, quando estavam para voltar para o campo, um grupo de homens juntou-se a eles e estavam prontos a segui-los.
O que vocês querem, perguntaram eles.
Queremos ir com vocês; vocês encontraram ouro.
Quem lhes contou isso?
Ninguém! As vossas caras mostraram!
Os justos resplandecerão como o sol” – Mateus 13.43

2º aprendizado – Josué era simples, não tinha necessidade de autopromoção ou cobiça. Um santo é alguém humilde.

Como vimos anteriormente, Josué nunca se importou com o fato de ser “servo” de Moisés. Sua liderança depois da morte de Moisés foi autenticada por Deus e não buscada por ele próprio. Aliás, Josué nos ensina a preciosa lição de que antes de liderar é preciso aprender a servir, a ser servo.

Josué nos aponta para Jesus novamente, pois Jesus sendo Senhor, Rei e Deus se esvaziou de sua glória para nos servir (Fp 2.7). No momento em que Jesus lava os pés de seus discípulos (Jo 13.5), Ele nos dá a preciosa lição de que a santidade está intimamente ligada com a humildade e a capacidade de servir aos nossos semelhantes.

Josué demonstrava profunda preocupação pelos interesses daqueles a quem liderava. Só pessoas humildes, despojadas de egoísmo, orgulho e vaidade são capazes de se preocupar com os outros.

Hoje existe uma verdadeira corrida na busca por títulos; as pessoas se sacrificam no afã de serem chamadas de doutores, mestres, bispos e apóstolos, quando na verdade o principal título que um santo pode almejar é o título de SERVO.

Numa árvores frutífera os galhos mais carregados são os que mais se abaixam. Só quem se abaixa, só quem é humilde pode ser frutífero. E só se é santo se produzir fruto:

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5.22-23

3º aprendizado – A principal ambição de Josué era realizar a vontade de Deus. Um santo é alguém que ama e obedece a Palavra de Deus.

No início da liderança de Josué, Deus deu uma ordem muita clara a ele:

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1.8

Josué levou muito a sério essa ordem de Deus! Ele já tinha dado mostras de sua fidelidade a Palavra quando junto com Calebe acreditou na promessa de Deus. Josué mais uma vez nos aponta para Jesus que sempre obedeceu toda a vontade do Pai para sua vida. Jesus sempre se guiou por Sua Palavra, foi ela que Ele utilizou quando venceu todas as tentações de Satanás no deserto.

Obedecer muitas vezes não será fácil, nossa natureza inclinada ao pecado tentará nos convencer a transigir com a verdade da Palavra. Mas alguém que deseja ser santo não tem outra alternativa que não seja amar e honrar a Palavra de Deus independente das circunstâncias. Nos momentos de fraqueza, devemos fazer como Jesus:

E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” Mateus 26.39

Ilustração: ÁGUA EM CESTO DE JUNCO

Um aluno perguntou ao seu professor: – Mestre, por que devemos ler e decorar a Palavra de Deus se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Daí, somos obrigados a decorar de novo o que já esquecemos.
O mestre não respondeu de imediato. Olhou alguns instantes para o horizonte e depois pediu ao discípulo: – Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto e traga-me um pouco de água nele.
O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem  do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto, desceu até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir. Evidentemente, toda a água escorreu e quando ele chegou perto do mestre, não restava mais nada.
O mestre perguntou-lhe: – Então, meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo olhou para o cesto vazio, coçou a cabeça e disse, jocosamente: – Que água em cesto de junco não para!?
O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo. Quando o discípulo voltou novamente com o cesto vazio, o mestre repetiu a pergunta.
Que água em cesto de junco vaza muito rápido, respondeu ele, quase rindo.
O mestre, então, ordenou que ele repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto. O mestre lhe perguntou de novo: – Então, meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado: – O cesto está limpo! Já sei: Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto deixou ele limpo.
O mestre, por fim, concluiu: – Não importa que você não consiga decorar todas as passagens bíblicas ou que decore e depois esqueça. O que importa, na verdade, é que no processo a sua mente e a sua vida acabam ficando limpas.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” – João 15:3.

4º aprendizado – Josué demonstrou perseverança e confiança em Deus diante das dificuldades. Um santo é alguém que confia em Deus e não desiste quando as coisas não vão bem.

No episódio do relatório dos espias, Josué era um deles (Nm 13.25-33). Contrário a maioria e junto com Calebe, ele acreditava na promessa de Deus mesmo sabendo que em Canaã habitavam gigantes. Josué continuou perseverando em servir ao Senhor mesmo sabendo que estava cercado de inimigos por todos os lados, de que o povo era inconstante, de que havia barreiras como o rio Jordão pela frente.

Mas uma vez Josué nos encaminha a Jesus, pois Nosso Senhor suportou desprezo, afrontas, zombarias, incredulidade e muito sofrimento sem desistir da vontade do Pai.

Um santo sempre enfrentará muitas lutas, pois a santidade é antagônica aos valores deste mundo. Alguém que se coloca diante de Deus para viver em santidade, sempre atrairá para si o rancor deste mundo.

Talvez você esteja passando por momentos assim em sua vida, isso faz parte do processo de desenvolvimento do seu caráter por parte de Deus. Deus quer o melhor para você, Ele quer que você se pareça com Jesus.

Meus irmãos, tendo por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.” Tiago 1.2-4
Ilustração: A CONFUSÃO DE TOMAZ EDISON


Um menino, parcialmente surdo, retornou um dia da escola trazendo uma nota dos diretores, sugerindo que os pais o retirassem dali, porque ele era “um garoto confuso da cabeça, que não conseguia aprender”.
A mãe, ex-professora, propôs-se ela mesma ensinar o filho em casa: “Meu filho não é confuso nem incapaz de aprender” – disse ela, indignada.
Quando Tomaz Edison morreu, muitos anos mais tarde, todas as pessoas dos Estados Unidos lhe reverenciaram, desligando as luzes do país por um minuto.
Ele estudou e trabalhou com afinco no aperfeiçoamento de diversos dispositivos, como o telefone, por exemplo, e patenteou mais de 1.000 invenções suas, entre as quais, a lâmpada elétrica e o fonógrafo.
A perseverança daquela mulher e daquele menino mudaram os nossos hábitos e influenciaram o mundo de forma profunda e permanente.

Persevere, não dê ouvidos aos que querem lhe desanimar, continue olhando para Deus e suas promessas, Ele continua no controle. Confie! Santos confiam e perseveram, porque santos são homens de fé.

Jesus não desistiu, Ele perseverou e confiou nos propósitos do Pai até o fim e por isso Ele pode nos sustentar também até o fim.

O que Deus espera de você? QUE VOCÊ SEJA SANTO!

Porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário